É possível aplicar marketing de conteúdo nos esportes de ação?

Eficaz para gerar negócios, o marketing de conteúdo é utilizável em vários casos. Exemplo, criar uma base de contatos capaz de prender a atenção das pessoas certas

/ ESTRATÉGIA -
O marketing de conteúdo pode ser aplicado nos mais diversos casos, até nos esportes radicais O marketing de conteúdo pode ser aplicado nos mais diversos casos, até nos esportes radicais - Crédito Foto: ShiftGraphiX

É ponto pacífico. Sucesso no marketing de conteúdo demanda conteúdo relevante, entregue ao público certo, no momento adequado. Resumidamente, um enfoque "o que", "quem" e "quando".

Indo um pouco mais fundo no aspecto estratégico, marketing de conteúdo basicamente envolve entender o público para criar conteúdos sintonizados a cada uma das fases durante a jornada do cliente (buyer's journey) rumo à solução do "problema".

A questão aqui é o termo "problema". Frequentemente, compreendido no contexto do marketing de conteúdo apenas como dúvida, dificuldade ou entrave. Restrito à metáfora "dor do cliente". E voltado à compra de produto ou serviço como soluções.

Sim, a descrição acima é legítima. Inclusive, já a utilizamos em nosso blog. Contudo, gostaríamos de evidenciar a versatilidade do marketing de conteúdo como estratégia. Para isso escolhemos um caso incomum: Atrair seguidores de um atleta para um canal propenso à maior atenção.

Veja o caso:

1. Esqueça as métricas de vaidade

Diego Djamdjian é piloto de freestyle motocross há mais de uma década. Ao longo da carreira, conquistou milhares de seguidores por meio de apresentações, competições e presença na mídia. Assim, além de piloto, tornou-se influenciador digital.

Embora métricas como "Curtidas" no Instagram em tese indicassem sucesso, notou-se necessário conquistar mais atenção do público, a fim de aumentar a absorção das informações sobre as atividades da carreira de Djamdjian.

Estratégia: entregar conteúdo inédito, sintonizado aos interesses de uma fatia bem definida dos seguidores. A partir disso, estabelecer um canal no qual esta fatia dedicasse plena atenção ao conteúdo. E mensurado de modo efetivo, deixando de lado as métricas de vaidade (likes sobretudo).

2. Atraia as pessoas certas

Como outros influenciadores digitais, Djamdjian enfrenta dispersão. Afinal, com milhares de seguidores, é natural diversidade entre os perfis, desde seguidores atraídos pela radicalidade do esporte até interessados no estilo de vida. Assim, o primeiro passo foi definir uma fatia de seguidores à qual atrair: os aficionados por motocross. Escolhidos pelas características comuns aos consumidores das marcas que apoiam Djamdjian.

Uma vez definida a fatia, era necessário entender interesses específicos relativos ao freestyle motocross. E por meio de questionários, combinados à incidência de termos nos buscadores, identificou-se que os nomes das manobras, origem e riscos são interesses predominantes.

3 - Crie conteúdo valioso

A solução para entregar conteúdo valioso foi o Guia Fundamental do Freestyle Motocross. Em formato PDF, é perfeitamente visualizável em todas as plataformas, e contém as principais manobras, origens e desafios, detalhados por Djamdjian.

4 - Ofereça mais conteúdo

O Guia Fundamental do Freestyle Motocross é obtido numa landing page à qual os seguidores são direcionados a partir do Instagram de Djamdjian. Uma vez na landing page, para baixar o guia, é requisitado nome, e-mail e permissão (ou não) para enviar mais conteúdo relacionado ao freestyle motocross.

5. Saiba o momento certo

Anualmente, entre janeiro e fevereiro, ocorre o Duelo de Motos, competição de freestyle motocross transmitida ao vivo pela Rede Globo. Neste período, há aumento significativo no interesse pelo freestyle motocross, sobretudo manobras, identificado pelo crescimento nos buscadores e interação dos seguidores com Djamdjian. Razão para a escolha do período para o lançamento do Guia Fundamental do Freestyle Motocross .

6. Use as métricas certas

Aproximadamente 25% dos seguidores (o número cresce) de Djamdjian no Instagram cadastraram-se para fazer o download do Guia Fundamental do Freestyle Motocross. Posteriormente, estes contatos foram transformados numa lista segmentada, utilizada em campanhas de e-mail marketing, contendo textos com as atividades de Djamdjian. Bastante personalizadas, o índice de abertura das campanhas nunca fica abaixo de 40%. Já os cliques estão na faixa de 15% e, surpreendentemente, as respostas aos e-mails em torno de 8%.

CONTEÚDO RELACIONADO

PRECISA DE ALGO? DIZ PARA GENTE!

RECEBA NOSSOS RELEASES
Não compartilhamos seu e-mail!
VAI UM #CAFÉ?
Icone Email
info@whipress.com
Icone Skype
Whipress
Icone Telefone
(13) 98163-2565
SIGA-NOS!
Icone Facebook Icone Twitter Icone Twitter
Whipress Comunicação 2016. #GonzagaBeach - Santos - SP - Brasil