Sua marca aproveita o atleta no marketing de conteúdo?

Além do esporte, o atleta entende o público. Conhecimento valioso, que deve ser aproveitado pela marca ao traçar sua estratégia de conteúdo

/ CONTEÚDO -
Estratégia Marketing de conteúdo Estratégia Marketing de conteúdo - Crédito Foto: content marketing

Dois aspectos marcam o marketing de conteúdo bem-sucedido: relevância e atenção. Para alcançá-los, o primeiro passo é a criação de personas refletindo os consumidores ideais. A partir das quais descobrem-se temas, formatos e narrativas capazes de envolver esses consumidores. Porém, ao traçarem suas estratégias de marketing conteúdo, as marcas ligadas aos esportes de ação costumam aproveitar pouco um elemento: o atleta.

É habitual o papel do atleta se limitar a postagens nas redes sociais citando marca ou produto. Eventualmente, pode até organizar sorteios ou concursos. Mas aproveitar todo o potencial do atleta no marketing de conteúdo requer integração estratégica.

Mais do que um canal de contato com os consumidores, o atleta conhece os perfis, interage com essas pessoas, e, dia a dia, encara desafios e dificuldades do esporte. É praticamente um “estudo vivo” num mercado com poucas pesquisas aprofundadas.

Por tudo isso, o conhecimento tão valioso do atleta deve ser extraído e aproveitado nas estratégias de marketing de conteúdo, sobretudo em três pontos: criação de personas, identificação de temas relevantes e narrativas.

O Atleta e as personas

Entender as determinantes para a escolha de uma marca ou produto são propósitos das personas. E quanto mais segmentado o mercado, mais particulares estas determinantes. A especificidade arrisca o pleno entendimento sobre o público por quem cria as personas. Risco evitável ao se aproveitar o conhecimento do atleta, que amplia detalhes, mínimos aos pouco familiarizados, mas cruciais à decisão do público.

Vamos ao caso:

Certa marca fabrica eletrônico resistente às durezas do meio ambiente. Por isso, decide entrar no mercado motocross. E cria conteúdo pautado na resistência do eletrônico à queda, à água e à lama.

São dificuldades reais dos consumidores?

Infelizmente, não. Caso aproveitasse o atleta, a marca entenderia, por exemplo, que terra, riscos no visor e o manuseio do eletrônico na pista são perturbações reais. Igualmente resolvidas pelo eletrônico, porém, sequer percebidas.

Provavelmente a falha aconteceu por uma combinação entre abordagem comum de empurrar atributos do produto ao público em vez de realmente entender suas dificuldades, personas apontando como principal problema apenas a dureza do ambiente, e a concepção equivocada das características deste ambiente (pista).

Temas relevantes

Tenha em mente, sempre: marketing de conteúdo é sobre o consumidor. Não sobre marca, nem produto. É de entregar aos consumidores conteúdos úteis, relevantes, soluções para dificuldades.

Baseado nesta premissa, e norteados pelas descobertas feitas via personas, surgem diversas ideias para conteúdos pautados pelo exemplo acima.

No caso dos esportes de ação, o conceito relevância é mais amplo. Excede desafios e dificuldades práticas. Envolve cultura e estilo de vida. Que aumentam as possibilidades de conteúdo e engajamento, e, proporcionalmente, as chances de rejeição caso a marca tema, teor ou tom.

A voz do atleta

Aliada à relevância, a própria narrativa precisa prender a atenção dos consumidores. Do contrário, o impacto da mensagem será disperso. Assim, combinada à criatividade, ao tom adequado e à estruturação do conteúdo, um recurso eficaz é aproveitar a voz do atleta.

Cuidado, não confunda voz do atleta com simples “aspas” e afins endossando o produto. A voz do atleta deve narrar como o produto soluciona dificuldades, e o permite explorar seu potencial pessoal. Lembre-se: estas dificuldades dos atletas são comuns a boa parte dos consumidores.

Para fechar, repare como fatores determinantes, despercebidas durante a criação das personas, levam a uma sequência falha, resultando em conteúdo, sem encaixe entre os anseios dos consumidores e o conteúdo entregue pela marca.

CONTEÚDO RELACIONADO

PRECISA DE ALGO? DIZ PARA GENTE!

RECEBA NOSSOS RELEASES
Não compartilhamos seu e-mail!
VAI UM #CAFÉ?
Icone Email
info@whipress.com
Icone Skype
Whipress
Icone Telefone
(13) 98163-2565
SIGA-NOS!
Icone Facebook Icone Twitter Icone Twitter
Whipress Comunicação 2016. #GonzagaBeach - Santos - SP - Brasil